quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Características de Roraima

Características
A população é formada por: índios, caboclos, desbravadores portugueses e migrantes de várias regiões do País, com predominância de maranhenses, amazonenses e cearenses, embora conte com as outras regiões também. O Estado apresenta um grande contingente populacional indígena.
Das etnias que formam a população indígena de Roraima a Macuxi é, hoje, a mais populosa. Eles chegaram à região junto com ingleses procedentes do Caribe e quando da visita dos expedicionários, ofereciam suas jovens para casamento, por isso, são os que mais se destacam quanto ao contigente populacional e organização. Têm população de 11.598 pessoas, vivendo na região de lavrado e, praticando a pecuária.
Além destes, várias outras etnias compõe o Estado, como por exemplo, os Wapixanas, a segunda maior tribo de Roraima, Taurepangs, os Ingarikós, os Uaimiris / Atroaris e os Maiongongs, além dos Ianomâmis que não têm muito contato com os não índios, embora atualmente esse quadro esteja se revertendo.

É o Estado com menor densidade demográfica. Mais de metade da população se concentra na Capital, Boa Vista. O restante se encontra disperso na região de campos cerrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário