segunda-feira, 2 de setembro de 2013

FLORESTA AMAZÔNICA

                      FLORESTA AMAZÔNICA 


Floresta Amazônica: A Floresta Amazônica é uma das maiores florestas tropicais do mundo e está localizada na região norte da América do Sul. Ela ocupa mais de 61% do território brasileiro. Rica em biodiversidade, possui uma fauna que corresponde a 80% das espécies no Brasil e uma flora que contem de 10 a 20% das espécies vegetais do planeta terra. Ainda, sem contar com o fato de que os rios da Amazônia representam a maior reserva de água doce no mundo.
Viajando pela floresta encontramos grandes ecossistemas tropicais com características diversas, além de um relevo variado, antigo e um clima quente/úmido que caracteriza o ambiente amazônico. Presenciamos também uma diversidade de povos que sobrevivem da floresta. Ela  é divida em: floresta montanhosa andina, floresta fluvial alagada e a floresta de terra firme, em que as duas últimas fazem parte do território brasileiro. 
A ameaça da ação humana como a devastação, os crimes ambientais, os produtos de exploração, a extinção de animais, a biopirataria, entre outros, tem sido foco para a preservação do ecossistema.  Atualmente os grandes problemas  encontrados na Floresta Amazônica são o desmatamento (confira informações sobre o desmatamento no Brasil), a má administração dos seus recursos e a necessidade do homem pela constante procura de materiais e alimentos.
Milhares de internautas estão em defesa da Amazônia, protestando contra a destruição do bioma e mostrando a preocupação com a proteção e preservação da floresta.


História da Amazônia

A Formação da Floresta AmazônicaCom extensão total de 5,5 milhões de km², a Floresta Amazônica já foi um imenso monte verde com clima árido que não favorecia a formação de uma floresta tropical na América do Sul. Quando a América do Sul e a África formavam um único continente, não existia a Floresta Amazônica, pois as condições atuais mostram que ela veio sofrendo transformações no decorrer da história.
O ambiente que vemos hoje e a biodiversidade da Amazônia foram criadas cerca de 6 milhões de anos, e estas características que possui não são fruto somente das mudanças climáticas e das interações entre as espécies, mas de fatores geológicos, como a elevação de montanhas, a Cordilheira dos Andes, localizada entre o Chile e a Argentina.

A Colonização da Floresta Amazônica: Na época que os exploradores chegaram ao Brasil, eles ficaram admirados pela grandiosidade da Floresta Amazônica, denominando-a “Inferno Verde”, por causa do calor proveniente da mata e os perigos que seus expedidores encontraram durante a exploração. Havia riquezas e povos de culturas diferentes.
 Inicialmente, a região da Floresta pertencia aos espanhóis por causa do Tratado de Tordesilhas, um tratado feito em 1494, no período Brasil Colônia, pelo Reino de Portugal e o da Espanha para que fossem divididas as terras descobertas, ou não, fora da Europa.
 No século XVII, os portugueses foram os primeiros (cerca de 2 mil pessoas) a se interessarem pela região, por causa da cobiça de outros países. Na época, as explorações de frutos, como, o cacau, e a castanha representaram um impacto para as vendas internacionais.
 A disputa entre Portugal e Espanha durou até 1750 e teve fim com o Tratado de Madri que estabelecia limites geográficos com relação as  colônias na América do Sul. Aos olhos europeus, o início de sua colonização representou um paraíso perigoso, mas que era rentável tanto na comercialização de produtos da Amazônia quanto na exploração dos povos da Floresta.
 Nesta primeira fase destaca-se este interesse derivado da exploração dos recursos naturais amazônicos, frutos, madeiras consideradas nobres pela Corte, como exemplo o Pau-Brasil. Foi detectada uma dependência entre a Colônia e a Metrópole e a busca pela conquista e desejo de poder caracterizou as dominações e a importação da cultura portuguesa para a América do Sul. Esse fato definiu parte da cultura brasileira e representou para os primeiros habitantes um passado de escravidão no Brasil e perdas.
Origem do Nome Amazônia: O nome que originou a Floresta Amazônica é vinda dos antigos habitantes e de expedições europeias. Um dos primeiros exploradores espanhóis Francisco de Orellana, em 1542, relata um ataque a sua expedição por mulheres nuas que usavam arco e flecha, no rio Amazonas.
 Orellana chamou-as de amazonas. Na mitologia grega as amazonas tinham o hábito de cortar os seios para melhor manejo de suas armas. Amazona, em grego, significa sem seio. Essas mulheres não aceitavam homens em suas tribos.
 Assim, pelo fato dele acreditar nos clássicos mitos gregos, ele nomeou o rio.

Países da Amazônia Legal e Internacional: Nos países da Amazônia Internacional, a Floresta Amazônica ocupa 40% dos territórios: Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa.
 Já os estados que fazem parte da Amazônia Legal (correspondem a 60% do território brasileiro), termo criado pelo governo com objetivo de desenvolvimento da região é representado pelos nove estados brasileiros: Tocantins, Amazonas,  Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Maranhão e parte do Mato Grosso.


 Ainda de acordo com a legislação da Amazônia Legal, os estados que compõem a Amazônia Ocidental são: Amazonas, Acre e Rondônia e Roraima. Amazônia Oriental: Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso. Amazônia Continental: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, República Guiana, Venezuela, Suriname e Guiana Francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário